1. Mods Client-Side
- Definição: Funcionam exclusivamente no cliente (o jogador que está conectando ao servidor).
- Características:
- Não requerem instalação no servidor.
- Geralmente não afetam a jogabilidade para outros jogadores.
- Usados para melhorar a experiência individual do jogador.
- Exemplos incluem mods que adicionam shaders, mini-mapas, interfaces customizadas ou mods de qualidade de vida como o Optifine.
- Exemplo:
- JourneyMap (mini-mapa).
- Optifine (melhora gráficos e desempenho).
- Compatibilidade:
- Pode ser usado em servidores vanilla (sem mods), desde que o servidor permita.
2. Mods Server-Side
- Definição: Funcionam exclusivamente no servidor e não requerem instalação no cliente.
- Características:
- Modificam ou adicionam funcionalidades que afetam todos os jogadores no servidor.
- O jogador pode se conectar ao servidor sem precisar instalar o mod.
- Usados para modificar o comportamento do servidor, adicionar comandos, gerenciar permissões ou criar eventos personalizados.
- Exemplos incluem mods que controlam economia, geração de mundo, ou comandos extras.
- Exemplo:
- LuckPerms (gerenciamento de permissões).
- WorldEdit (edição de mundos).
- Compatibilidade:
- Frequentemente usados com plataformas como Forge, Fabric ou Paper/Spigot (dependendo do tipo de mod e servidor).
3. Mods Both-Side (Client-Side e Server-Side)
- Definição: Precisam ser instalados tanto no cliente quanto no servidor para funcionar corretamente.
- Características:
- Modificam ou adicionam funcionalidades que exigem interação entre cliente e servidor.
- Se o cliente não tiver o mod correspondente, ele não poderá se conectar ao servidor.
- Usados para adicionar novos blocos, mobs, itens ou funcionalidades que exigem comunicação direta entre o cliente e o servidor.
- Exemplo:
- Twilight Forest (nova dimensão com blocos, mobs e mecânicas).
- Tinkers’ Construct (ferramentas customizáveis e itens).
- Compatibilidade:
- Necessário alinhar versões exatas entre cliente e servidor para evitar incompatibilidades.
Como identificar e usar?
- Verificar documentação: A descrição dos mods geralmente informa se são client-side, server-side ou both-side.
- Testar em ambiente separado: Especialmente útil para mods both-side, para garantir que a instalação no cliente e servidor é compatível.
- Ferramentas populares para gerenciamento de mods:
- Forge e Fabric para instalação e execução.
- Modrinth ou CurseForge para encontrar mods confiáveis.