Diferença entre os mods client-side, server-side e both-side

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1. Mods Client-Side

  • Definição: Funcionam exclusivamente no cliente (o jogador que está conectando ao servidor).
  • Características:
    • Não requerem instalação no servidor.
    • Geralmente não afetam a jogabilidade para outros jogadores.
    • Usados para melhorar a experiência individual do jogador.
    • Exemplos incluem mods que adicionam shadersmini-mapasinterfaces customizadas ou mods de qualidade de vida como o Optifine.
  • Exemplo:
    • JourneyMap (mini-mapa).
    • Optifine (melhora gráficos e desempenho).
  • Compatibilidade:
    • Pode ser usado em servidores vanilla (sem mods), desde que o servidor permita.

 


 

2. Mods Server-Side

  • Definição: Funcionam exclusivamente no servidor e não requerem instalação no cliente.
  • Características:
    • Modificam ou adicionam funcionalidades que afetam todos os jogadores no servidor.
    • O jogador pode se conectar ao servidor sem precisar instalar o mod.
    • Usados para modificar o comportamento do servidor, adicionar comandos, gerenciar permissões ou criar eventos personalizados.
    • Exemplos incluem mods que controlam economiageração de mundo, ou comandos extras.
  • Exemplo:
    • LuckPerms (gerenciamento de permissões).
    • WorldEdit (edição de mundos).
  • Compatibilidade:
    • Frequentemente usados com plataformas como ForgeFabric ou Paper/Spigot (dependendo do tipo de mod e servidor).

 


 

3. Mods Both-Side (Client-Side e Server-Side)

  • Definição: Precisam ser instalados tanto no cliente quanto no servidor para funcionar corretamente.
  • Características:
    • Modificam ou adicionam funcionalidades que exigem interação entre cliente e servidor.
    • Se o cliente não tiver o mod correspondente, ele não poderá se conectar ao servidor.
    • Usados para adicionar novos blocosmobsitens ou funcionalidades que exigem comunicação direta entre o cliente e o servidor.
  • Exemplo:
    • Twilight Forest (nova dimensão com blocos, mobs e mecânicas).
    • Tinkers’ Construct (ferramentas customizáveis e itens).
  • Compatibilidade:
    • Necessário alinhar versões exatas entre cliente e servidor para evitar incompatibilidades.

 


 

Como identificar e usar?

  1. Verificar documentação: A descrição dos mods geralmente informa se são client-side, server-side ou both-side.
  2. Testar em ambiente separado: Especialmente útil para mods both-side, para garantir que a instalação no cliente e servidor é compatível.
  3. Ferramentas populares para gerenciamento de mods:
    • Forge e Fabric para instalação e execução.
    • Modrinth ou CurseForge para encontrar mods confiáveis.
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