Você pode configurar seu servidor de Enshrouded pelo arquivo "enshrouded_server.json". Neste guia, vamos te mostrar como ajustar a dificuldade do jogo.
No campo "gameSettingsPreset", dentro do arquivo "enshrouded_server.json", escolha entre:
- Default: Configuração padrão, indicada para iniciantes.
- Relaxed: Menos inimigos e mais recursos. Foco em construção e exploração tranquila.
- Hard: Mais inimigos e combates mais difíceis.
- Survival: Ativa mecânicas de sobrevivência, como fome e inimigos mais agressivos.
- Custom: Permite personalizar cada configuração do jogo manualmente.
Se quiser configurar manualmente, defina "gameSettingsPreset" como "Custom". Assim, o servidor usará os valores que você colocar no campo "gameSettings".
Abaixo você encontra a explicação de cada item disponível no "gameSettings" e como eles afetam o jogo.
Configuração | O que é | Valores Possíveis | Explicação dos Valores |
---|---|---|---|
aggroPoolAmount | Quantidade de inimigos que te atacam ao mesmo tempo. | Low, Normal, High | Low = Poucos inimigos. Normal = Padrão. High = Muitos inimigos te atacam juntos. |
bossDamageFactor | Quanto de dano os chefes causam. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais dano o chefe causa. 0.5 = metade do dano. 2 = dobro do dano. |
bossHealthFactor | Vida dos chefes. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais vida o chefe tem. 0.5 = metade da vida. 2 = dobro da vida. |
curseModifier | Dificuldade das maldições. | Low, Normal, High | Low = Mais fácil. Normal = Padrão. High = Mais difícil. |
dayTimeDuration | Quanto tempo dura o dia (em nanossegundos). | Ex.: 1800000000000 | Quanto maior o número, mais tempo dura o dia. Ex.: 1800000000000 ≈ 30 minutos. |
enableDurability | Se ativa ou não o desgaste de armas e armaduras. | true, false | true = desgaste ligado. false = armas e armaduras não quebram. |
enableGliderTurbulences | Se tem ou não turbulência no planador. | true, false | true = com turbulência (mais difícil). false = voo mais estável (mais fácil). |
enableStarvingDebuff | Se ativa o efeito negativo de passar fome. | true, false | true = passar fome dá debuff (malefícios). false = sem penalidade por fome. |
enemyDamageFactor | Quanto dano os inimigos comuns causam. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais dano eles causam. 0.5 = metade. 2 = dobro. |
enemyHealthFactor | Vida dos inimigos comuns. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais vida eles têm. 0.5 = metade da vida. 2 = dobro da vida. |
enemyPerceptionRangeFactor | Distância em que os inimigos te percebem. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais longe eles te veem. 0.5 = te veem de perto. 2 = te veem de longe. |
enemyStaminaFactor | Stamina dos inimigos (quanto podem correr ou atacar). | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais stamina eles têm. Atacam e correm por mais tempo. |
experienceCombatFactor | Quanto XP ganha em combate. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais XP ganha. 0.5 = metade do XP. 2 = dobro. |
experienceExplorationQuestsFactor | Quanto XP ganha em exploração e quests. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais XP ganha. 0.5 = menos. 2 = dobro. |
experienceMiningFactor | Quanto XP ganha minerando. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais XP ganha minerando. |
factoryProductionSpeedFactor | Velocidade das bancadas/fábricas. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais rápido fabrica. 2 = dobro da velocidade. |
foodBuffDurationFactor | Quanto tempo duram os bônus dos alimentos. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais tempo dura. 0.5 = metade do tempo. 2 = dobro. |
fromHungerToStarving | Tempo pra passar de fome para estado crítico (nanossegundos). | Ex.: 600000000000 | Quanto maior, demora mais pra passar fome. Ex.: 600000000000 ≈ 10 minutos. |
miningDamageFactor | Quanto dano você dá ao minerar (pedras, minérios, etc). | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais rápido quebra. 2 = dobro do dano. |
nightTimeDuration | Quanto tempo dura a noite (nanossegundos). | Ex.: 720000000000 | Quanto maior, mais longa é a noite. Ex.: 720000000000 ≈ 12 minutos. |
pacifyAllEnemies | Faz os inimigos ficarem pacíficos. | true, false | true = não te atacam. false = te atacam normalmente. |
perkCostFactor | Custo dos pontos de habilidade (perks). | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais caro fica. 0.5 = mais barato. 2 = mais caro. |
perkUpgradeRecyclingFactor | Porcentagem de XP devolvida ao desfazer um perk. | De 0 a 1 (Ex.: 0.5 = 50%) | 0 = não devolve nada. 1 = devolve tudo. |
plantGrowthSpeedFactor | Velocidade de crescimento das plantas. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais rápido cresce. 2 = dobro da velocidade. |
playerBodyHeatFactor | Sensibilidade ao frio e calor. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais o frio e o calor te afetam. |
playerHealthFactor | Vida do jogador. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais vida você tem. |
playerManaFactor | Quantidade de mana do jogador. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais mana você tem. |
playerStaminaFactor | Quantidade de stamina do jogador. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais stamina você tem. |
randomSpawnerAmount | Quantidade de inimigos que aparecem aleatoriamente no mundo. | Low, Normal, High | Low = poucos inimigos. Normal = padrão. High = muitos inimigos. |
resourceDropStackAmountFactor | Quantidade de itens por pilha no chão. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais itens por pilha. 2 = dobro. |
shroudTimeFactor | Velocidade que a neblina (Shroud) sobe e desce. | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais rápido ela se move. |
tamingStartleRepercussion | O que acontece se você assustar um animal na domesticação. | LoseSomeProgress, LoseAllProgress, None | LoseSomeProgress = perde um pouco. LoseAllProgress = perde tudo. None = não perde nada. |
threatBonus | Quanto de ameaça você gera (inimigos te atacam mais ou menos). | Ex.: 0.5, 1, 2 | Quanto maior, mais inimigos focam em você. |
tombstoneMode | O que acontece com seus itens quando morre. | DropAll, DropBackpack, AddBackpackMaterials, None | DropAll = perde tudo. DropBackpack = perde só a mochila. AddBackpackMaterials = dropa só materiais. None = não perde nada. |
weatherFrequency | Frequência de mudanças no clima. | Low, Normal, High | Low = menos mudanças. Normal = padrão. High = muda o tempo toda hora. |